UBE Blogs

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Subindo ao Monte com Jesus

Subindo ao monte com Jesus


“Seis dias depois, Jesus foi para um monte alto, levando consigo somente Pedro e os irmãos Tiago e João”. Mateus 17.1

Em muitas passagens bíblicas, encontramos exemplos do esforço do próprio homem em buscar a presença do Senhor. Em verdade, as muitas formas de adoração já são um sinal de que dentro do homem existe esse desejo de se buscar a Deus. A questão é que o homem busca outras formas e caminhos para chegar até o Senhor. Deus é Espírito e importa “que os verdadeiros adoradores o adorem em espírito e em verdade”. (Jo 4.24)

I – Precisamos estar próximos a Jesus

Na intenção do Senhor em criar o homem e a mulher, estava também o desejo de estar próximo a ele, conversar com ele, ter projetos com ele, dar poder a ele, abençoá-lo. Foi isso que o Senhor Deus fez no jardim do Éden



a. Estar próximo é ser intimo de Jesus. A intimidade tem sido deixada de lado por muitas pessoas. Quando aceitamos ao Senhor como Senhor e Salvador de nossas vidas, adquirimos uma relação de fidelidade muito maior do que possamos imaginar. O Senhor disse que não poderia ocultar a Abraão a destruição de Sodoma e Gomorra, pois ele era seu amigo.



b. Estar próximo é conhecer os segredos do amigo (JESUS)

Ser intimo de alguém é saber dos seus segredos, seus planos, é entrar em sua casa e também recebê-lo em nossa, é procurar conhecê-lo. Jesus disse que aquele a quem fosse dada a salvação Ele se revelaria a essa pessoa. Moisés mesmo pediu para ter uma experiência com o Criador, porém como resposta Deus disse que ele poderia apenas vê-lo pelas costas, através de uma rocha. Simeão e Ana no N.T. à porta do templo são um exemplo de proximidade com Deus. Esperaram mas viram o Salvador.



c. Estar próximo é separar-se do mundo e aproximar-se de Deus

Desde o início da história humana já o nosso adversário, lutava para colocar uma brecha entre o Criador e a criatura. A Bíblia Sagrada registra em muitos momentos a sagaz tentativa daquele que de toda maneira intenta opor-se ao plano do Senhor para o homem. Essa separação na maioria das vezes vem através de pequenas coisas, qual forma de uma cunha, usada para abrir arvores na serraria ou no mato. Aos poucos ele vai semeando mais dissensões, mais discórdia, mais inimizades e quando o homem se apercebe já está fora dos planos de Deus. Assim foi com o filho pródigo. Colocou em seu coração o desejo de sair de casa. O desejo de dividir a herança. O desejo de ausentar-se da família. O desejo de afastar-se do pai. Não é isso que o Senhor quer para o homem e em especial para aquele que o serve.



II – Precisamos subir ao “monte alto”

a. Subir requer um objetivo – Encontrar-se com Deus

O Senhor Jesus nos convidou a renunciar. “Aquele que quiser vir após mim, tome a sua cruz e me siga”. Chegar ao céu é o nosso objetivo maior. Vencer o mundo e toda a sua concupiscência. Agradar a Deus. Agradar ao Seu Espírito também o é. Jesus criticou uma das Igrejas em Apocalipse por ela ser morna, nem fria nem quente. Moisés ficou duas vezes por quarenta dias e quarenta noites no monte falando com Deus e recebendo revelações que o ajudariam a levar o povo para a terra prometida.



b. Subir requer um posicionamento – Andar...

Não podemos ficar em meio termo. Não podemos ficar em cima do murro. Não podemos ficar indecisos. A mulher de Ló já tinha sido livre da destruição da cidade, porém seu coração ainda estava lá, por isso sofreu a condenação do Senhor. O povo da época de Noé também ficou indeciso em aceitar o convite de Deus através de seu servo para entrar na arca. Acabaram perecendo.



c. Subir requer esforço – Cansaço, fadiga

Jesus também disse que Ele estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Disse ainda que o Seu fardo era leve e o Seu jugo suave. Aquele que O serve com alegria, deposita seus problemas, tribulações, pesares aos Seus pés. Com certeza nos cansaremos no meio do caminho, mas devemos ter a certeza e a convicção que Ele nos toma pela mão direita e nos diz: “:não temas, que eu te ajudo...” Is 41.13b ... Paulo esforçou-se e conseguiu chegar ao final da carreira, combateu o bom combate e guardou a fé. João passou pelo tanque de óleo fervente, pela ilha de Patmos e nos deixou um legado inestimável através do Apocalipse.

Conclusão

O número seis na Bíblia diz respeito ao homem, e o número sete diz respeito à perfeição de Deus. Podemos entender que como homens temos uma participação humana, mas importante nesse processo. Estamos a um passo de recebermos a perfeição (glorificação), a estatura de varão perfeito.

Precisamos aceitar o convite do Senhor e subir À Sua presença, pois lá há uma abundância de víveres e manjares incalculáveis que o olho não viu. Queres hoje aceitar esse convite e entregar a tua vida a Cristo? Hoje é dia aceitável, hoje é dia de salvação.

Se creres verás a glória de Deus!


                                                                                  



Monte Tabor - Transfiguração

Nenhum comentário:

Postar um comentário